Criada por determinação da Anatel, a EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV é uma entidade administrativa, não governamental e sem fins lucrativos. Foi a responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital dos canais abertos de televisão no Brasil, o que permitiu a ativação da tecnologia de transmissão de dados da 4ª geração (4G) em 700 MHz.

A entidade tinha como objetivos aferir a adoção do sinal digital de TV, remanejar os canais para outras frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G. Para comunicar-se com a população no que se refere à mitigação de interferências, a EAD utilizou a marca TV PERFEITA.

Como o serviço 4G que opera na faixa dos 700 MHz está próximo das frequências utilizadas pela TV aberta gratuita, existia uma possibilidade teórica de interferências temporárias na recepção do sinal digital. O 4G na faixa de 700 MHz já foi ativado em milhares de cidades brasileiras, incluindo todas as capitais, e nenhuma interferência foi encontrada.

Foram realizadas mais cinco mil visitas técnicas para avaliar possíveis interferências relatadas por usuários e nenhuma foi ocasionada pelo 4G.

Para conhecer mais detalhes sobre a atuação da TV PERFEITA, acesse nossos relatórios.

Políticas de Privacidade