Pesquise em nossa lista de perguntas frequentes ou veja as categorias abaixo para encontrar respostas sobre a interferência na recepção da TV causada pelo serviço 4G 700 MHz.

Dez perguntas mais frequentes

4G é a sigla adotada para identificar a quarta geração da tecnologia móvel, que permite a dispositivos eletrônicos, como celular, smartphone, laptops e tablets, acessar a internet com velocidades muito mais rápidas. Todo e qualquer serviço que emite sinais de radiofrequência – como rádio, TV, celular – opera dentro de uma determinada faixa de frequência. No Brasil, o serviço 4G vai operar em diferentes frequências, sendo que uma delas é a faixa de 700 MHz, que aos poucos será expandido pelo País.
Você já deve ter ouvido falar sobre o 4G. Esta é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e que as operadoras estão ampliando e oferecendo em todo o Brasil. O 4G permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito mais rápidas e a cobertura do sinal dentro de casas e apartamentos é muito melhor, quando usada a faixa de radiofrequência de 700 MHz.   Esta tecnologia móvel vai favorecer todo mundo, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade.   Contudo, o serviço 4G que opera na faixa dos 700 MHz está próximo das frequências utilizadas pela TV aberta gratuita. O resultado é uma pequena possibilidade de interferências temporárias na recepção do sinal das TVs abertas gratuitas. As interferências mais comuns são quadriculados, congelamentos, estalos no som, ausência de imagens, áudio ou mesmo de canais, além de chiados, “fantasmas” e chuviscos.   A solução é muito simples. Faça o teste em nosso DIAGNÓSTICO ONLINE para saber se a interferência percebida é causada pelo sinal 4G na faixa de radiofrequência dos 700 MHz. Se o resultado for positivo, entre em contato com a equipe técnica da TV Perfeita pelo telefone 0800 670 1010.
Apenas quem usa os canais de TV aberta gratuita. Se você está neste grupo, fique tranquilo. Vamos ajudá-lo a encontrar uma solução. Os canais de TV paga não correm risco de serem afetados pelo serviço de 4G em 700 MHz. Já os canais abertos locais oferecidos pela TV por assinatura – aqueles que passam o telejornal da região onde você mora –, podem sofrer possíveis interferências. Neste caso, entre em contato com sua operadora.
A TV Perfeita foi criada pela EAD - Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão no Brasil. A missão da TV Perfeita é minimizar possíveis interferências entre os sistemas de TV e 4G.
As interferências mais comuns são quadriculados, congelamentos, estalos no som, ausência de imagens, áudio ou mesmo de canais, além de chiados, “fantasmas” e chuviscos. Isso pode ocorrer em alguns momentos ou o tempo todo. Se algum desses itens estiver acontecendo, provavelmente está sofrendo com as interferências e vamos ajudá-lo a resolver. Você também pode descobrir se sua TV sofre algum tipo de interferência fazendo o DIAGNÓSTICO ONLINE em nosso site. Nestes casos, entre e contato gratuitamente com nossa equipe pelo telefone 0800 670 1010.
São raros os casos que precisam de um filtro. Para saber se é o seu caso, primeiro, faça o DIAGNÓSTICO ONLINE em nosso site para saber se sua TV está sofrendo interferências provocadas pelo 4G em 700 Mhz. Se o resultado for positivo, entre em contato gratuitamente com nossa equipe pelo telefone 0800 670 1010. Nossos técnicos farão a avaliação sobre seu caso e darão toda orientação necessária. Mas, não esqueça, se a interferência não for provocada pelo sinal 4G em 700 MHz, o filtro não vai resolver o problema.
A equipe técnica da TV Perfeita, em parceria com os setores de Radiodifusão e de Telecomunicações, Universidades e Centros de Pesquisa definiu um único tipo de filtro. Este dispositivo será fornecido gratuitamente para eliminar as interferências provocadas pelo sinal 4G em 700 MHz sobre a TV aberta terrestre, após a equipe técnica da TV Perfeita verificar em visita técnica a real necessidade de instalação do dispositivo.
Todos os condomínios devem receber um filtro para ser instalado junto ao sistema de antena coletiva. Se você perceber que há interferência, verifique com os responsáveis pelo condomínio se receberam e instalaram o filtro. A instalação do filtro permitirá a normalização da recepção em todas as residências atendidas pelo sistema de antena coletiva, desde que a interferência ou interrupção do sinal digital ocorra devido ao sinal de 4G em 700 MHz. Consulte seu síndico para se certificar de que ele recebeu e instalou o filtro. Em caso de dúvidas, peça para o síndico cadastrar seu condomínio AQUI ou ligar gratuitamente para 0800 670 1010.
Este passo-a-passo vai ajudar a verificar todas as TVs que tem em casa: PASSO 1: Verifique se todas as TVs estão conectadas à antena externa.     PASSO 2: Verifique se os cabos estão conectados corretamente, além de estarem conectados no lugar certo, não pode haver mal contato. Os cabos devem estar bem presos.     PASSO 3: refaça a busca de canais seguindo as orientações dos manuais da sua TV e do conversor.     Se tiver dúvidas sobre a instalação, procure um antenista ou entre em contato gratuitamente com nossa equipe pelo telefone 0800 670 1010.
Entre em contato gratuitamente com nossa equipe pelo telefone 0800 670 1010.

O que está acontecendo e por quê?

Você já deve ter ouvido falar sobre o 4G. Esta é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e que as operadoras estão ampliando e oferecendo em todo o Brasil. O 4G permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito mais rápidas e a cobertura do sinal em ambientes fechados, como dentro de casas e apartamentos, é muito melhor, quando usada a faixa de radiofrequência de 700 MHz.   Esta tecnologia móvel vai favorecer todo mundo, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade.   Contudo, o serviço 4G que opera na faixa dos 700 MHz está próximo das frequências utilizadas pela TV aberta gratuita. O resultado é uma pequena possibilidade de interferências temporárias na recepção do sinal das TVs abertas gratuitas. As interferências mais comuns são quadriculados, congelamentos, estalos no som, ausência de imagens, áudio ou mesmo de canais, além de chiados, “fantasmas” e chuviscos.   A solução é muito simples. Faça o teste em nosso DIAGNÓSTICO ONLINE para saber se a interferência percebida é causada pelo sinal 4G na faixa de radiofrequência dos 700 MHz. Se o resultado for positivo, entre em contato com a equipe técnica da TV Perfeita pelo telefone 0800 670 1010.
O serviço 4G que opera na faixa dos 700 MHz está próximo das frequências utilizadas pela TV aberta gratuita. O resultado é uma pequena possibilidade de interferências na recepção do sinal das TVs abertas gratuitas. Mas solução é muito simples. Faça o teste em nosso DIAGNÓSTICO ONLINE para saber se a interferência percebida é causada pelo sinal 4G na faixa de radiofrequência dos 700 MHz. Se o resultado for positivo, entre em contato com a equipe técnica da TV Perfeita pelo telefone 0800 670 1010.
Não. A expectativa de interferência é muito pequena e, para estes casos, estão previstas ações de correção a serem adotadas pela TV Perfeita. Se você utiliza TV aberta gratuita e perceber algum tipo de interferência, faça o teste em nosso DIAGNÓSTICO ONLINE para saber se a interferência percebida é causada pelo sinal 4G na faixa dos 700 MHz. Se o resultado for positivo, entre em contato com a equipe técnica da TV Perfeita pelo telefone 0800 670 1010.
Ao identificar as áreas com maior risco de interferência, nossa equipe divulgará as informações necessárias em campanhas publicitárias, mensagens por SMS e por meio da imprensa. Além disso, você sempre pode contatar gratuitamente nossa equipe telefone 0800 670 1010.
Uma das causas de interferências é a instalação de novas torres de 4G que utilizam a faixa dos 700 MHz. Quando identificamos que uma nova torre será ativada, conseguimos atuar de maneira preventiva, promovendo campanhas de divulgação direcionadas aos moradores daquela região específica.
Na verdade, não temos detalhes a respeito das pessoas que serão afetadas. Problemas de recepção de TV são específicos para um local, mas não para uma pessoa.
Exatamente, só conseguimos nos preparar para atender a todos de forma preventiva ou reativa porque muitos testes foram feitos. Os testes preliminares foram coordenados pela Anatel e envolveram emissoras de televisão, operadoras de telefonia celular, Universidades e Centros de Pesquisa. Os testes foram importantes para nos ajudar a compreender em que extensão o serviço 4G em 700 MHz pode interromper nos serviços da TV aberta terrestre e avaliar a melhor maneira de iniciar o serviço 4G. A TV Perfeita também estudou as experiências de outros países e realizou pesquisas para descobrir se os telespectadores brasileiros são capazes de instalar os filtros. Todo esse esforço garantiu que estivéssemos preparados para fornecer a melhor ajuda e orientação ao telespectador para a continuidade do serviço de TV aberta e na ativação do serviço 4G em 700 MHz.

O que é a interferência?

As interferências mais comuns são quadriculados, congelamentos, estalos no som, ausência de imagens, áudio ou mesmo de canais, além de chiados, “fantasmas” e chuviscos. Isso pode ocorrer em alguns momentos ou o tempo todo. Se algum desses itens estiver acontecendo há pouco tempo, provavelmente está sofrendo com as interferências e vamos ajudá-lo a resolver.
Acesse nosso DIAGNÓSTICO ONLINE e responda todas as perguntas. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato gratuitamente com nossa equipe pelo telefone 0800 670 1010.
Não. As chances de haver interferências são realmente pequenas e dificilmente você não perceberia. Se você utiliza TV aberta, existe uma chance pequena de sua TV sofrer interferências como quadriculados, congelamentos, estalos no som, ausência de imagens, áudio ou mesmo de canais, além de chiados, “fantasmas” e chuviscos. Para ter certeza, acesse o DIAGNÓSTICO ONLINE e faça o teste.   Se você é cliente de TV paga, as chances são ainda menores. Os canais por assinatura não correm risco de serem afetados pelo serviço de 4G em 700 MHz. Mas os canais abertos locais oferecidos pela TV por assinatura – aqueles que passam o telejornal da região onde você mora –, podem sofrer possíveis interferências. Neste caso, entre em contato com sua operadora.
Nem sempre. Algumas emissoras de TV podem ter mudado para novos canais. Talvez, a solução seja apenas buscar e sintonizar os canais novamente para garantir que sua lista de canais esteja atualizada. Se você já sintonizou e não consegue encontrar os canais que procurava, entre em contato gratuitamente com nossa equipe pelo telefone 0800 670 1010.
A mensagem “sem sinal” pode aparecer por várias razões e nem sempre é provocada por interferências. Normalmente, este problema está relacionado à indisponibilidade de sinal na área de recepção, que pode ser fraco ou forte demais, e isso também provoca o bloqueio do sinal. Para ter certeza, acesse o DIAGNÓSTICO ONLINE, responda as perguntas e, se necessário, entre em contato gratuitamente com nossa equipe pelo telefone 0800 670 1010.
Os canais por assinatura não correm risco de serem afetados pelo serviço de 4G em 700 MHz. Mas os canais abertos locais oferecidos pela TV por assinatura – aqueles que passam o telejornal da região onde você mora –, podem sofrer possíveis interferências. Neste caso, entre em contato com sua operadora.
Não há interferência do 4G 700MHz no sinal recebido pelas antenas parabólicas. Entretanto, algumas instalações adicionam uma antena tradicional (UHF/VHF) para recepção de sinal terrestre para receber a programação dos canais locais. Esta antena é susceptível a interferências. Caso perceba alterações de sinal nesses canais locais entre em contato gratuitamente com nossa equipe pelo telefone 0800 670 1010.
Não. A única chance de ocorrer alguma interrupção ou interferência em computadores e tablets é para os casos em que os dispositivos estão plugados via USB em um sintonizador de TV. Mas este seria um caso raríssimo.
Sim. Se seu celular, smartphone, laptop ou tablet opera em sinais 4G na faixa dos 700 MHz, podem provocar possíveis interferências. São casos muito raros e isso só ocorre se estes aparelhos estiverem próximos da TV que utiliza antena interna amplificada. Para esses casos, mantenha seus equipamentos afastados da sua TV.
As TVs portáteis que recebem sinal digital podem ser afetadas. Isso acontecerá com maior chance quando estiver próximo de um transmissor de sinal 4G. Mas a interferência deve desaparecer ao se afastar da torre de transmissão. Infelizmente, não é possível utilizar o filtro em um receptor de TV portátil.
Não. O serviço 4G em 700 MHz não afetará serviços de rádio.

Solucionando a interferência

Se o resultado do DIAGNÓSTICO ONLINE foi positivo, entre em contato com a equipe técnica da TV Perfeita pelo telefone 0800 670 1010. Nossa equipe técnica dará todo o apoio e orientação para identificar a origem e as possíveis soluções para a interferência.
Este passo-a-passo vai ajudar a verificar todas as TVs que tem em casa: PASSO 1: Verifique se todas as TVs estão conectadas à antena externa. PASSO 2: Verifique se os cabos estão conectados corretamente, além de estarem conectados no lugar certo, não pode haver mal contato. Os cabos devem estar bem presos. PASSO 3: refaça a busca de canais seguindo as orientações dos manuais da sua TV e do conversor. Se tiver dúvidas sobre a instalação, procure um antenista ou entre em contato gratuitamente com nossa equipe pelo telefone 0800 670 1010.
É possível que seu problema seja resolvido simplesmente com as orientações de nossa equipe por telefone. Mas se o contato por telefone não resolver, nossos técnicos agendarão uma visita para avaliar as possíveis causas e soluções para seu caso. O agendamento deve ocorrer em até 6 dias úteis.
Siga este passo-a-passo e as chances da interferência continuar serão baixíssimas   PASSO 1: verifique se os cabos estão conectados corretamente.
  PASSO 2: cheque se existe mal contato nas conexões entre aparelhos e cabos.
  PASSO 3: certifique-se de que a instalação do filtro foi feita de acordo com o manual que acompanha o aparelho.
  PASSO 4: refaça a busca de canais (sintonia) seguindo as orientações dos manuais da sua TV e do conversor digital.
  Se os problemas persistirem, entre em contato gratuitamente com nossa equipe pelo telefone 0800 670 1010. Uma das opções para a resolução do problema pode ser a ida de um técnico à sua residência.
A visita só é agendada a partir da sua solicitação, e após nos certificarmos de que a instalação foi feita corretamente. Todos os técnicos devem estar identificados, usando um crachá com foto. Todos os profissionais passaram por um curso de formação da TV Perfeita e estão aptos a analisar, diagnosticar e apresentar as soluções necessárias.  Não esqueça: a TV Perfeita não faz visitas sem agendamento prévio.

Condomínios e antenas coletivas

A TV Perfeita distribui os filtros gratuitamente para os condomínios residenciais que utilizam antena coletiva para sinais de TV aberta. Caso ainda não tenha recebido, faça o cadastro do seu condomínio AQUI ou ligue gratuitamente para o número 0880 670 1010.
Todos os condomínios residenciais devem receber um filtro para ser instalado junto ao sistema de antena coletiva. Confirme com o síndico se ele recebeu e instalou o filtro. Em caso de dúvidas, peça para o síndico fazer o cadastro do seu condomínio AQUI ou ligar gratuitamente para o número 0880 670 1010.
Não, os filtros devem ser instalados junto das antenas coletivas do condomínio. Este procedimento eliminará qualquer interferência provocada pelos sinais 4G em 700 MHz. Só receberão os filtros os moradores que utilizarem antenas individuais para recepção dos sinais de TV aberta, cujas interferências detectadas forem provocadas pelo sinal 4G em 700 MHz. Mas a recomendação da TV Perfeita é que passe a utilizar a antena coletiva de seu condomínio.
A recomendação da TV Perfeita é que passe a utilizar uma antena externa ou a antena coletiva de seu condomínio.

Mais informações

O 4G foi inicialmente instalado nas frequências de 1.9GHz e 2.5GHz e sua cobertura pode ser verificada com as operadoras de telefonia celular. A partir de 2016 a frequência de 700MHz foi introduzida e a localização das antenas pode ser vista aqui.
Você pode ligar gratuitamente para o telefone 0800 670 1010.
Se ainda possuir dúvidas entre em contato com a TV Perfeita pelo telefone 0800 670 1010 .